Há muitos anos atrás um menino mudou-se com sua família para uma nova casa, que nova era somente para ele, pois ela era antiga.

Durante a noite, do seu quarto um som o acordou, deixando o menino muito assustado.  A curiosidade infantil que não falhou desta vez, fez o menino ir atrás do tão temido som, ao chegar à sala da casa o pequeno garoto encontrou sua avó que lhe contou uma antiga lenda.

“Nas escuras matas da Floresta Negra Alemã havia um pássaro, que recebeu o nome de cuco, pois seu canto forte e firme ecoava grandes distâncias com o som cuco-cuco. Este pássaro  era o protetor da floresta, pois sempre cantava para alertar sobre qualquer perigo que surgisse, avisando1-Life-size-cuckoo assim os demais animais que lá viviam.

Mas na Floresta não viviam somente animais, uma terrível bruxa também habitava a região, quee não gostava nada dos avisos do cuco, pois este incansavelmente atrapalhava suas capturas. A então terrível bruxa capturou o pobre pássaro e o prendeu, na esperança que ele parasse de cantar.

Mesmo preso o cuco continuava com a sua nobre missão de proteger os animais da floresta, toda vez que algum perigo surgia, ele abria a porta da casinha onde estava preso e cantava fortemente cuco-cuco. ”

Conta ainda a lenda que assim surgiram os relógios cucos, pois a ação do pássaro inspirou os relojoeiros a utilizarem os cucos nos tão famosos relógios alemães.